Return to site

O que pode significar Chiado no Ouvido e como curar

O barulho no ouvido, muito famoso por tinnitus, é uma captação sonora incômoda que pode nascer na forma de chiados, apitos, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que podem ser leves, ouvidos apenas durante o silêncio, ou serem intensos de tal ponto de incomodar durante todo o dia.

Podende afetar por volta de quinze% de homens e mulheres ao longo da vida, tornando-se mais constante com o passar do tempo, sendo mais frequente em pessoas com mais idade, e é provocada, sobretudo, por lesões na parte interior do ouvido, justamente devido a situações como música muito alta, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por medicamentos entre outras.

O barulho no ouvido pode sim ser tratado, isso dependerá da sua origem. Entretanto, não existe uma receita concreta para resolver o problema, recomendamos um tratamento com ouso de aparelhos sonoros, terapias de som, progressos no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que provoca apito no ouvido?

As principais razões que favorizam surgimento de chiado no ouvido são referentes à perda da audição, seja pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, situadas na cóclea, do mesmo jeito que por situações que transmutam a condução do som, e podem ser causados por:

Exposição a ruídos exagerados;

Escutar música muito alta frequentemente, principalmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras razões podem ser:

Utilização de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo anti-inflamatórios, antibióticos, AAS, quimioterápicos e diuréticos;

Infecções no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes casos é comum aparecer tontura.

Distúrbios no metabolismo, como alterações da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Alterações hormonais, como crescimento dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Causas psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além disso, o barulho no ouvido também pode ser provocado por alterações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que tem quadros.

Como posso confirmar

Para saber a causa do apito no ouvido, o especialista irá avaliar os sintomas apresentados, como o tipo de barulho, quando aparece, o tempo de duração e os sintomas relacionadso, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o especialista fará a observação dentro dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, pode ser importante fazer exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de forma segura alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Compreenda sobre: zumbido no ouvido

Como é o tratamento

Para cuidar do zumbido no ouvido é fundamental conhecer a causa do zumbido. Por diversas vezes, o tratamento é simples, podendo ser apenas a remoção de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para tratar a infeção ou uma operação para tratar defeitos no ouvido.

Entretanto, em vários casos, o tratamento é lento e um pouco complicado, sendo necessário que haja de um conjunto de terapias que poderão contribuir a aliviar os sintomas ou a eliminar a percepção do chiado.

Muitas opções incluem:

Utilizar aparelhos de ouvido para tratar a perda de audição. Saiba quando é importante o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, emite ruídos brancos com a ajuda de aparelhos sonoros, que contribuem a diminuir a percepção do zumbido;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para diminuir a ansiedade;

Uso de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido eliminando o apito;

Recomendamos hábito de uma vida saudável e evitar consumo de substâncias desencadeantes, como cafeína, álcool, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podendo ser úteis para amenizar a sensação de zumbido.

Saiba sobre: zumbido no ouvido