Return to site

O que pode significar Barulho no Ouvido e como tratar

O zumbido no ouvido, muito conhecido por tinnitus, é uma percepção sonora incômoda que pode manifestar-se na forma de apitos,chiados, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que podem ser leves, ouvidos tão só durante a quietude, ou serem intensivos a ponto de ficar durante todo o dia.

Ele pode afetar cerca de quinze% de mulheres e homens ao no decorrer da vida, ficando mais constante com o decorrer dos anos, sendo comum em idosos, e é causada, sobretudo, por lesões na parte interior do ouvido, devido a situações como música alta, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por medicamentos entre outras.

O barulho no ouvido pode ter tratamento, no entanto depende da sua causa. Todavia, não há um medicamento para resolver o problema, sendo recomendado um tratamento com ouso de aparelhos sonoros, terapias de som, melhorias no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

Qual a origem do apito no ouvido?

As principais razões que favorizam aparecimento de barulho no ouvido são referentes à ausência da audição, tal pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, localizadas na cóclea, assim como por condições que transformam a condução do som, e podem ser provocados por:

Exposição a ruídos intensos;

Escutar música muito alta sempre, principalmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

Tampão de cerume nos ouvidos.

Outras razões podem incluir:

Uso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Infecções no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes processos é comum haver tontura.

Modificação no metabolismo, como mudança da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Distúrbios hormonais, como elevação dos hormônios tireoideanos;

Mudanças na articulação temporomandibular (ATM);

Causas psicogênicas, como ansiedade e depressão.

Além do mais, o apito no ouvido inclusive pode ser ocasionado por alterações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que tem quadros.

Como posso confirmar

Para conhecer a origem do apito no ouvido, o especialista irá verificar os sintomas existentes, como o tipo de barulho, condições que aparece, o tempo que dura e os sintomas associados, que podem incluir tontura, desequilíbrio ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico deverá fazer a observação na parte interior dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além disso, poderá ser necessário fazer exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de maneira precisa alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Compreenda sobre: zumbido no ouvido

Como é feito o tratamento

Para tratar o chiado no ouvido é necessário saber o motivo do zumbido. Algumas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo incluir a remoção de cera pelo especialista de saúde, o uso de antibióticos para cuidar de uma a infeção ou uma operação para corrigir defeitos no ouvido.

Entretanto, em muitos casos, o tratamento é demorado e um pouco complicado, sendo necessário que haja de um conjunto de terapias que podem contribuir a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do aoito.

Certas opções incluem:

A utilização de aparelhos auditivos para recuperar a perda de audição. Entenda quando é importante o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, emite ruídos brancos através de aparelhos sonoros, que podem ajudar a diminuir a percepção do apito;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Usar remédios vasodilatadores, como betaístina e pentoxifilina, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea do ouvido eliminando o barulho;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e evitar consumo de substâncias desencadeantes, tipo alcoól, cafeína, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como acupuntura, musicoterapia ou técnicas de relaxamento, podendo ser eficazes ferramentas para amenizar a sensação de barulho.

Veja sobre: zumbido no ouvido