Return to site

O que pode significar Barulho no Ouvido e como tratar

O barulho no ouvido, mais conhecido por tinnitus, é uma captação auditiva incômoda que pode manifestar-se na forma de chiados, apitos, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que que algumas vezes são leves, ouvidos somente durante momentos calmos, ou serem intensos de tal ponto de persistir durante o dia todo.

É possível afetar cerca de 15% de mulheres e homens ao longo da vida, ficando ainda mais constante com o passar do tempo, sendo comum em pessoas com mais idade, e é provocada, principalmente, por lesões no interior do ouvido, devido a situações como sons altos, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O chiado no ouvido pode ter tratamento, a depender da sua origem. No entanto, não há um remédio para resolver o problema, recomendamos um tratamento com ouso de aparelhos sonoros, terapias de som, avanços no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que provoca zumbido no ouvido?

As principais razões que favorizam aparecimento de zumbido no ouvido são vinculadas à perda da audição, tanto pela a deterioração das células sensoriais do ouvido, situadas na cóclea, assim como por condições que alteram a condução do som, e podem ser causados por:

Exposição a ruídos intensos;

Ouvir música alta constantemente, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras circunstâncias podem incluir:

Uso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo anti-inflamatórios, antibióticos, AAS, quimioterápicos e diuréticos;

Infecções no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes casos é comum aparecer tontura.

Modificação no metabolismo, como mudança da glicemia, colesterol ou pressão alta;

Modificações hormonais, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Mudanças na articulação temporomandibular (ATM);

Causas psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além de tudo, o chiado no ouvido inclusive pode ser provocado por alterações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que incluem situações.

Como confirmar

Para conhecer a causa do zumbido no ouvido, o médico irá verificar os sintomas apresentados, como o tipo de zumbido, condições que aparece, o tempo que dura e os sintomas relacionadso, que podem incluir tontura, desequilíbrio ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o especialista fará a observação na parte interior dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, pode ser necessário fazer exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de forma segura alterações cerebrais ou na estrutura dos ouvidos.

Compreenda sobre: zumbido no ouvido

Como ocorre o tratamento

Para cuidar do barulho no ouvido é fundamental saber a causa do zumbido. Por diversas vezes, o tratamento é fácil, podendo incluir a retirada de cera pelo médico, o uso de antibióticos para tratar a infeção ou uma operação para corrigir defeitos no ouvido.

Entretanto, em diversos casos, o tratamento é demorado e mais complicado, sendo necessário que haja uma série de terapias que poderão contribuir a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do aoito.

Algumas das opções incluem:

A utilização de aparelhos auditivos para tratar a perda de audição. Entenda quando é necessário o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos através de aparelhos específicos, que ajudam a diminuir a percepção do barulho;

Usar ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Usar remédios vasodilatadores, como betaístina e pentoxifilina, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido e diminuir o apito;

Recomendamos hábito de uma vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, tipo cafeína, álcool, fumar, café e edulcorantes artificiais.

Também funcionam, terapias alternativas como acupuntura, musicoterapia ou técnicas de relaxamento, podem ser eficazes ferramentas para amenizar a sensação de barulho.

Entenda sobre: zumbido no ouvido