Return to site

O que pode significar Apito no Ouvido e como curar

O incomodo no ouvido, mais conhecido por tinnitus, é uma captação auditiva incômoda que pode manifestar-se na forma de apitos,chiados, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que algumas vezes se apresentam leves, ouvidos tão só durante a quietude, ou serem intensivos de tal ponto de ficar durante todo o dia.

É possível afetar cerca de quinze% dos humanos ao longo da vida, ficando mais constante com o passar dos anos, sendo mais frequente em idosos, e é provocada, sobretudo, por lesões no interior do ouvido, justamente devido a situações como música alta, golpes na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O barulho no ouvido pode ter cura, isso dependerá da sua causa. No entanto, não existe um medicamento para solucionar o problema, sendo recomendado um tratamento com ouso de aparelhos auditivos, terapias de som, avanços no sono, saúde e técnicas de relaxamento.

O que causa o apito no ouvido?

As principais circunstâncias que favorizam surgimento de chiado no ouvido são relacionadas à ausência da audição, tal pela a corrupção das células sensoriais do ouvido, localizadas na cóclea, assim como por situações que modificam a condução do som, e podem ser originados por:

Exposição a ruídos fortes;

Escutar música demasiadamente alta sempre, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

cera nos ouvidos.

Outras razões podem ser:

Utilização de medicamentos tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, quimioterápicos e diuréticos;

Infecções no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes quadros é comum aparecer tontura.

Distúrbios no metabolismo, como alterações da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Distúrbios de hormônio, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Mudanças na articulação temporomandibular (ATM);

Causas psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além de tudo, o apito no ouvido da mesma forma pode ser provocado por alterações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que tem situações.

Como ter certeza

Para saber a origem do apito no ouvido, o médico especialista irá avaliar os sintomas apresentados, como o tipo de barulho, quando aparece, o tempo de duração e os sintomas relacionadso, que podem incluir tontura, desequilíbrio ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico fará a observação na parte interior dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além disso, poderá ser importante fazer exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de maneira precisa alterações cerebrais ou na estrutura dos ouvidos.

Compreenda sobre: zumbido no ouvido

Como é feito o tratamento

Para tratar o apito no ouvido é necessário conhecer a causa do zumbido. Muitas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo ser apenas a remoção de cera pelo médico, o uso de antibióticos para cuidar de uma a infeção ou uma cirurgia para corrigir defeitos no ouvido.

Entretanto, em alguns casos, o tratamento é demorado e um tanto complicado, podendo necessitar uma série de terapias que poderão ajudar a aliviar os sintomas ou a deixar menor a percepção do chiado.

Algumas das alternativas contém:

Utilizar aparelhos auditivos para tratar a diminuição de audição. Saiba quando é essencial o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos através de aparelhos específicos, que podem ajudar a diminuir a percepção do apito;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para controlar a ansiedade;

Uso de remédios vasodilatadores, como betaístina e pentoxifilina, que podem ajudar na circulação sanguínea do ouvido diminuindo o chiado;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e evitar consumo de substâncias desencadeantes, como cafeína, álcool, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podem ser eficazes ferramentas para diminuir a sensação de chiado.

Compreenda mais sobre: zumbido no ouvido