Return to site

O que pode ser Zumbido no Ouvido e como curar

O barulho no ouvido, também conhecido como tinnitus, é uma percepção sonora incômoda que pode manifestar-se na forma de chiados, apitos, cigarra, estalos ou cliques, barulhos que que algumas vezes são leves, ouvidos tão só durante momentos calmos, ou serem demasiados a ponto de insistir durante o dia todo.

Podende afetar cerca de 15% de homens e mulheres ao no decorrer da vida, tornando-se mais constante com o decorrer dos anos, sendo mais frequente em pessoas com idade elevada, e é provocada, principalmente, por lesões no interior do ouvido, devido a situações como sons altos, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O barulho no ouvido pode ter tratamento, no entanto depende da sua origem. No entanto, não existe um remédio para resolver o problema, recomendamos um tratamento com ouso de aparelhos auditivos, terapias de som, progressos no sono, alimentação e técnicas de relaxamento.

O que causa o apito no ouvido?

As principais razões que favorizam surgimento de zumbido no ouvido são vinculadas à ausência da audição, seja pela a danificação das células sensoriais do ouvido, posicionadas na cóclea, como por condições que alteram a condução do som, podendo ser originados por:

Exposição a ruídos fortes;

Ouvir música demasiadamente alta frequentemente, principalmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

Tampão de cerume nos ouvidos.

Outras razões podem incluir:

Uso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Inflamações no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes processos é comum haver tontura.

Transtorno no metabolismo, como alterações da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Alterações de hormônio, como aumento dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como ansiedade e depressão.

Além disso, o zumbido no ouvido inclusive pode ser provocado por alterações nas estruturas em volta dos ouvidos, que englobam quadros.

Como confirmar

Para identificar a causa do apito no ouvido, o médico irá avaliar os sintomas existentes, como o tipo de zumbido, condições que aparece, o tempo que dura e os sintomas relacionadso, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico fará a observação interna dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além disso, pode ser importante realizar exames de imagem conhecida por tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de maneira segura alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Saiba mais sobre: zumbido no ouvido

Como ocorre o tratamento

Para cuidar do chiado no ouvido é preciso conhecer a causa do zumbido. Algumas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo ser apenas a retirada de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para tratar a infeção ou uma operação para corrigir defeitos no ouvido.

No entanto, em diversos casos, o tratamento é lento e mais complicado, sendo necessário que haja uma série de terapias que poderão contribuir a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do aoito.

Muitas alternativas incluem:

A utilização de aparelhos de ouvido para recuperar a perda de audição. Veja quando é essencial o uso de aparelhos auditivos;

Terapia de som, emite ruídos brancos com a ajuda de aparelhos sonoros, que ajudam a diminuir a percepção do chiado;

Usar ansiolíticos ou antidepressivos para diminuir a ansiedade;

Uso de remédios vasodilatadores, como betaístina e pentoxifilina, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido eliminando o chiado;

Recomendamos hábito de uma vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, tipo cafeína, álcool, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Também funcionam, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podendo ser eficazes ferramentas para diminuir a sensação de barulho.

Entenda mais sobre: zumbido no ouvido