Return to site

O que pode ser Chiado no Ouvido e como é o tratamento

O barulho no ouvido, mais conhecido como tinnitus, é uma captação sonora incômoda que pode manifestar-se na forma de apitos,chiados, cigarra, estalos ou cliques, barulhos que que algumas vezes são leves, ouvidos apenas durante momentos calmos, ou serem intensos a ponto de incomodar durante o dia todo.

É possível afetar por volta de quinze% dos humanos ao longo da vida, ficando mais frequente com o passar dos anos, sendo mais frequente em pessoas com mais idade, e é provocada, sobretudo, por lesões no interior do ouvido, devido a situações como música muito alta, golpes na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por medicamentos entre outras.

O zumbido no ouvido pode ter tratamento, a depender da sua origem. Entretanto, não tem um medicamento para tratar o problema, recomendamos um tratamento com ouso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhoras no sono, saúde e técnicas de relaxamento.

O que causa o apito no ouvido?

As principais razões que levam ao aparecimento de apito no ouvido são referentes à perda da audição, tal pela a danificação das células sensoriais do ouvido, localizadas na cóclea, assim como por condições que alteram a condução do som, podendo ser causados por:

Exposição a ruídos intensos;

Escutar música demasiadamente alta constantemente, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

Tampão de cerume nos ouvidos.

Outras circunstâncias podem incluir:

Uso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, diuréticos e quimioterápicos;

Inflamações no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes quadros é comum haver tontura.

Distúrbios no metabolismo, como alterações da glicemia, pressão alta ou colesterol;

Alterações hormonais, como crescimento dos hormônios tireoideanos;

Mudanças na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como depressão e ansiedade.

Além de tudo, o apito no ouvido da mesma forma pode ser provocado por modificações nas estruturas em volta dos ouvidos, que englobam situações.

Como posso confirmar

Para saber a causa do barulho no ouvido, o especialista irá verificar os sintomas apresentados, como o tipo de zumbido, quando aparece, o tempo de duração e os sintomas associados, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o médico especialista fará a observação na parte interior dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além disso, poderá ser importante fazer exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, aonde será possível identificar de maneira segura alterações no cérebro ou na estrutura dos ouvidos.

Saiba sobre: zumbido no ouvido

Como é feito o tratamento

Para tratar o zumbido no ouvido é preciso saber o motivo do zumbido. Muitas vezes, o tratamento é fácil e rápido, podendo incluir a retirada de cera pelo especialista de saúde, a utilização de antibióticos para cuidar de uma a infeção ou uma operação para corrigir defeitos no ouvido.

No entanto, em vários casos, o tratamento é lento e mais complicado, podendo necessitar de um conjunto de terapias que poderão ajudar a aliviar os sintomas ou a diminuir a percepção do barulho.

Certas opções incluem:

Utilizar aparelhos de ouvido para tratar a perda de audição. Veja quando é necessário usar aparelhos auditivos;

Terapia de som, emite ruídos brancos através de aparelhos sonoros, que ajudam a diminuir a percepção do apito;

Uso de ansiolíticos ou antidepressivos para diminuir a ansiedade;

Uso de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea do ouvido e diminuir o apito;

Recomendamos manter um hábito de vida saudável e não consumir substâncias desencadeantes, tipo alcoól, cafeína, cigarros, café e edulcorantes artificiais.

Também funcionam, terapias alternativas como acupuntura, musicoterapia ou técnicas de relaxamento, podendo ser úteis para diminuir a sensação de chiado.

Leia mais sobre: zumbido no ouvido